CONTATO EQUIPE ITACHIQUE (16) 99762-2684 | E-MAIL: [email protected]

Itachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/1.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/2.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/3.jpg
Itachique: IMAGENS-BANNERS/roberval-485x145/1.jpg

Você sabia que existe um vulcão no Brasil?

Autor: Jéssica Chiareli

postagem: 27/04/2015 - 18:49:45 COMPARTILHAR

Muita gente pensa que não existem vulcões no Brasil. Mas de acordo com geólogos, as terras brasileiras também escondem alguns desses gigantes. Confira:

Há milhões de anos o país possuía vulcões em um território que englobava a Amazônia até Santa Catarina. Mas recentemente pesquisadores descobriram um fato que surpreendeu ainda mais.O Brasil é um país conhecido por ser livre de catástrofes naturais, como, por exemplo, terremotos de larga escala, furacões e vulcões. Mas talvez não seja bem assim.

rj

Um grupo de geólogos brasileiros encontraram indícios de que existe um vulcão inativo no Rio de Janeiro, na cidade de Nova Iguaçu. No entanto, apesar das evidências, o vulcão de Nova Iguaçu ainda precisa ser melhor estudado para que a sua existência seja validada.

Vulcão mais antigo do mundo

amazônia

Embora o vulcão carioca ainda precise ser estudado, os geólogos já estão mais do que certos da existência de um vulcão do outro lado do Brasil, na Amazônia.

E não pense que se trata de qualquer vulcão. Se trata do vulcão mais antigo do planeta! Ele está localizado entre os rios Tapajós e Jamanxin. Os geólogos estimam que esse vulcão tenha cerca de 1,9 bilhões de anos.

Além disso, ele pode ter chegado a 400 metros de altura e e faz parte de uma área de rochas vulcânicas chamada de Uatumã, que se espalhava sobre Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima e seguia até Venezuela e Suriname.

Mas não é preciso se preocupar, segundo os cientistas o vulcão da Amazônia está inativo há muito tempo e, por enquanto, não existem indícios de que ele volte a representar algum risco.

Itachique: IMAGENS-BANNERS/come-come-inicial/come-come-inicial.jpg
Itachique: IMAGENS-BANNERS/107-7/radio-107-2.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/107-7/radio-107-3.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/107-7/radio-107.jpg

© 2012 - 2024 - Todos os direitos reservados a Flávio Zechi e Roberval Carvalho.