CONTATO EQUIPE ITACHIQUE (16) 99762-2684 | E-MAIL: [email protected]

Itachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/1.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/2.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/3.jpg
Itachique: IMAGENS-BANNERS/roberval-485x145/1.jpg

Temporal com ventos de quase 50 km/h destroem aviões e derruba árvores

Autor: g1

postagem: 22/10/2015 - 23:49:44 COMPARTILHAR

O temporal que causou diversos estragos em Sorocaba (SP) e região na noite de quarta-feira (21) derrubou aproximadamente 76 árvores, segundo a Defesa Civil do município. Os trabalhos ficaram concentrados nesta quinta-feira (22) na zona oeste, uma das áreas mais castigadas da cidade.

Segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), os ventos chegaram a 49,9 km/h. A expectativa da Defesa Civil é de mais chuva com previsão de 20 mm em pancadas isoladas. Os pluviômetros municipais marcaram 29 mm de chuva no aterro sanitário; 32,5 mm no Paço e 39 mm no ETA Cerrado. O equipamento localizado na região do Éden registrou 15,6mm. O acumulado do período, até as 7h desta quinta-feira (22) é de 39 mm.

Mais de 250 raios atingem Sorocaba em 10 horas, diz instituto

Temporal causa estragos e assusta moradores na região de Sorocaba

Chuva acompanhada de granizo causa estragos em São Roque

Além de queda de árvores e galhos, a Defesa Civil também registrou e atendeu um caso de desabamento de barraco, por conta de ventania, no Jardim Ipiranga; verificou danos estruturais nos Jardins Marcelo Augusto, Simus, Tupinambá, e um na Vila Leão, região central. No Parque Manchester, houve retorno de esgoto em uma residência e foram anotadas inundações em seis imóveis pela cidade.

Ao longo do dia, uma força tarefa percorreu os bairros no atendimento a todos os casos, promovendo limpeza de áreas e retirada de galhos. O trabalho deverá continuar pela sexta-feira (23), em decorrência do volume de material a ser recolhido.

Mais de 260 raios

Um levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou cerca de 261 raios durante 10 horas, em Sorocaba (SP). De acordo com os pesquisadores, o valor é considerado alto, já que média é calculada em 100 raios por dia.

Segundo os dados do Elat ao G1, as descargas elétricas foram registradas das 19h até as 5h desta quinta-feira (22). No mesmo período, Jundiaí teve 87 raios, sendo que o horário com maior incidência foi das 22h às 0h. Em Cabreúva, foram 150. Um morador de Jundiaí enviou um vídeo pelo aplicativo TEM Você que mostra a incidência de raios na cidade. (Veja o vídeo acima).Em Votorantim, houve 33 descargas atmosféricas, enquanto em São Roque foram registradas 43.

Raios assustaram moradores em Sorocaba (Foto: Eduardo Ribeiro Jr./G1)

Raios assustaram moradores em Sorocaba

Araçoiaba da Serra

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Araçoiaba da Serra, a maior parte da matava nativa caiu na Estrada do Jaiminho, nas travessas José de Melo e Val Madalena por conta da chuva. Com isso, o acesso ao bairro foi interditado. Quatro famílias dos bairros Jardim Master, Monte Líbano e Retiro foram desalojados e precisaram ser atendidos pela Assistência Social.

De acordo com a Guarda Civil Minicipal, a ventania derrubou pelo menos 50 árvores no bairro Aparedicinha. O temporal também derrubou três postes: um na estrada com destino a Sorocaba e outros dois no km 112 da rodovia Raposo Tavares. Ainda segundo a GCM, dois postos de combustíveis foram destelhados na avenida Manoel Vieira. Apenas as bombas ficaram intactas. Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido.

 

Árvore caiu na avenida Rio Claro, na Vila Nova Sorocaba (Foto: Lais Silva/Arquivo pessoal)

Árvore caiu na avenida Rio Claro, na Vila Nova

Sorocaba

Segundo a Defesa Civil, Zona Oeste de Sorocaba foi a mais atingida. 
Sete aviões em hangar ficaram danificados; um foi virado pelo vento.

Em Sorocaba (SP), o temporal também destelhou casas, derrubou árvores e causou vários pontos de alagamento.

A fachada de um estabelecimento comercial no Wannel Ville foi danificada pela força do vento. No mesmo bairro, o portão de uma residência chegou a cair e um toldo voou e foi parar na calçada, ao lado de muitos galhos de árvores.

 A chuva forte também danificou aviões que estavam estacionados em uma área descoberta no Aeroclube da cidade. Pelo menos sete aeronaves foram danificadas. Uma delas chegou a ser virada pelo vento

Itachique: IMAGENS-BANNERS/come-come-inicial/come-come-inicial.jpg
Itachique: IMAGENS-BANNERS/107-7/radio-107-2.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/107-7/radio-107-3.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/107-7/radio-107.jpg

© 2012 - 2024 - Todos os direitos reservados a Flávio Zechi e Roberval Carvalho.