CONTATO EQUIPE ITACHIQUE (16) 99762-2684 | E-MAIL: [email protected]

Itachique: IMAGENS-BANNERS/roberval-485x145/1.jpg
Itachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/1.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/2.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/3.jpg

Estresse reduz habilidade mental de adulto à de uma criança, diz pesquisa

Autor: Terra

postagem: 30/01/2015 - 12:44:29 COMPARTILHAR

Pessoas estressadas, mesmo em curto prazo, têm menos pensamento crítico, raciocínio abstrato e capacidade de tomar boas decisões, erros típicos de meninos e meninas

Naqueles dias em que você não se sente capaz de tomar uma única boa decisão, o problema pode ser estresse. O Mindlab, empresa de pesquisas da área de saúde em parceria com a Benenden Health, descobriu num estudo recente que a tensão pode reduzir a habilidade mental do homem à de uma pequena criança.

Já era sabido que o estresse crônico atrapalha o bem-estar da pessoa e a leva a problemas psicológicos como depressão e ansiedade. Em longo prazo, afeta habilidades cognitivas como aprendizado, atenção e memória. O que há de novo nesta pesquisa é que os efeitos negativos também são percebidos em curto prazo, isto é, você os sente mesmo num dia ruim isolado.

Dois grupos de cem pessoas participaram de testes online. Um deles era de pessoas cujo estresse foi estimulado por tarefas antes e no meio dos testes, outro era apenas para controle, para que os resultados dessas pessoas em condições “normais” fossem comparados.

Os resultados mostram que uma pessoa estressada se comporta como uma criança: tem menos pensamento crítico, erra ao tomar decisões, possui raciocínio abstrato inferior, mas tem mais capacidade de reconhecer emoções. Mais um motivo para se acalmar já.

Pensamento crítico
Em relação a resolução de problemas, concentração e habilidade de lidar com diferentes fatos de uma vez, o grupo de estressados respondeu apenas 22% das perguntas corretamente, enquanto o de controle acertou 25%. A diferença é pouca, mas existe.

Tomada de decisões
Os dois grupos tiveram de identificar rapidamente qual descrição de uma casa era a melhor entre três possíveis. Os tensos tomaram a melhor decisão em 64% das vezes, e o grupo de controle, 69%. Os cinco pontos percentuais de diferença mostram o impacto do estresse.

Raciocínio abstrato
Este teste foi voltado para o raciocínio abstrato, ou seja, a capacidade de encontrar e trabalhar com padrões e sequências. O grupo de controle teve 44% de acertos, e o de estressados, 39%. Quanto mais tensão, menor a capacidade de realizar essas tarefas mentalmente.

Reconhecimento de emoções
Este é o único aspecto em que gente estressada leva vantagem. Como estão infelizes, ela tem mais capacidade de identificar emoções em outras pessoas. O grupo de controle marcou 75% de acertos ao identificar a emoção de alguém por sua expressão facia
l, e o de estresse, 77%.

Itachique: IMAGENS-BANNERS/107-7/radio-107-2.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/107-7/radio-107-3.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/107-7/radio-107.jpg
Itachique: IMAGENS-BANNERS/come-come-inicial/come-come-inicial.jpg

© 2012 - 2024 - Todos os direitos reservados a Flávio Zechi e Roberval Carvalho.