CONTATO EQUIPE ITACHIQUE (16) 99762-2684 | E-MAIL: [email protected]

Itachique: IMAGENS-BANNERS/roberval-485x145/1.jpg
Itachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/1.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/2.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/3.jpg

Casos de dengue em Catanduva passam dos 10 mil

Autor: G1 Rio Preto e Araçatuba

postagem: 29/03/2015 - 23:05:26 COMPARTILHAR

A cidade de Catanduva (SP) passou a marca de dez mil casos confirmados de dengue em 2015. Até agora 15 mortes pela doença foram confirmadas e outras 19 mortes ainda são investigadas.

Os números da dengue chamam a atenção, a cidade de 118 mil habitantes tem um caso de dengue para cada 11 moradores.

Apesar do aumento de casos, a prefeitura diz que o atendimento a doentes com sintomas da dengue diminuiu 40% nas unidades de saúde. O número, segundo a prefeitura, pode ser um indicativo de que a pior epidemia registrada na região neste ano começa a se estabilizar, mas a doença continua fazendo vítimas.

Na casa do contabilista Luís Teixeira Júnior apenas o filho ainda não contraiu a doença. “Eu estou com dengue, minha esposa teve que se consultar porque não está bem, espero que meu menino não pegue a doença também”, diz.

As ações de combate à dengue permanecem por toda a cidade. “Continuamos contando com a colaboração da população, fazendo o dever de casa, olhando nos quintais no dia a dia para evitar criadouros”, afirma o Secretário de Saúde João Marcelo Porcionato.

Uma das medidas para acabar com os criadouros foi a limpeza forçada dos terrenos baldios, um decreto municipal determinou a retirada do mato e do lixo e também multa para o dono. O trabalho foi feito em 355 áreas. O dinheiro arrecadado com as multas deverá ser revertido para o Conselho Municipal do Meio Ambiente .

O especialista da USP (Universidade de São Paulo) em doenças parasitas Marcos Boulos se reuniu com profissionais da saúde de Catanduva (SP) na segunda-feira (23) para discutir sobre a epidemia que atinfiu atingiu a cidade. “O controle ao vetor tem que ser realizado sempre, porque todo verão, quando começa a chover, existe a possibilidade concreta de ter muito mais aedes aegypti circulando o vírus e que as pessoas tenham dengue também”, afirma.

Um último levantamento do Ministério da Saúde revelou que pelos menos 28 municípios do noroeste paulista podem desenvolver uma epidemia de dengue ainda neste ano. O índice de larvas do mosquito transmissor encontrado nos locais visitados coloca essas cidades em situação de risco.

Itachique: IMAGENS-BANNERS/107-7/radio-107-2.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/107-7/radio-107-3.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/107-7/radio-107.jpg
Itachique: IMAGENS-BANNERS/come-come-inicial/come-come-inicial.jpg

© 2012 - 2024 - Todos os direitos reservados a Flávio Zechi e Roberval Carvalho.