CONTATO EQUIPE ITACHIQUE (16) 99762-2684 | E-MAIL: [email protected]

Itachique: IMAGENS-BANNERS/roberval-485x145/1.jpg
Itachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/1.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/2.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/3.jpg

Conheça os seus Sentimentos.

Explore as Emoções.

Embora sentir-se mal quando coisas ruins acontecem seja natural, você não precisa piorar a situação dando a você mesmo motivos para continuar a sentir emoções prejudiciais.
Um benefício de entender entre emoções saudáveis e prejudiciais é que você pode se dar a chance de verificar o que você está pensando. Se reconhecer que está enfrentando uma emoção prejudicial, então terá condições de contestar qualquer pensamento que possa estar ocasionando a sua resposta emocional. Contestar e corrigir erros de pensamento podem levá-lo a vivenciar uma emoção saudável ao invés de um sentimento nocivo.
Sempre que sentir uma determinada emoção, todo um sistema é ativado, esse sistema inclui os pensamentos e as imagens que você insere na sua mente, as lembranças que acessa os aspectos de si mesmo ou do mundo que o rodeia aos quais você experimenta, mudanças físicas como seu apetite, seu comportamento e as coisas que você sente vontade de fazer. A vantagem de entender este sistema de emoção, é que ele lhe dá diversas oportunidades de fazer alterações. Um exemplo de alteração é tornar-se mais ativo, o que pode aliviar seu sentimento de depressão e tonar mais fácil para você desafiar seu pensamento, pessimista.
Outra maneira de descobrir se a sua emoção esta no campo saudável ou no nocivo é observar seu comportamento atual ou a forma pela qual você se sente inclinado a se comportar. Emoções saudáveis são acompanhadas por comportamentos em grande parte construtivos, e sentimentos nocivos geralmente andam de mãos dadas com comportamento autodepreciativos.
Conhecer as sua emoções é importante porque elas podem impedir que você lide com seus problemas primários. Por exemplo, você pode estar se sentindo culpado por sofrer depressão. Se conseguir parar de se sentir culpado, poderá certamente trabalhar para superar a depressão de forma mais eficaz.
A sociedade em geral leva o indivíduo a focar no quanto está se sentindo mal mais do que no quanto está se sentindo bem. Por isso a importância de se conhecer, para saber o quanto suas emoções interferem na sua vida.

Por: Letícia Ambrósio que é Psicóloga Terapeuta Cognitivo Comportamental. (16) 3341 4325 ou (16) 9716 0930

Autor: Psicóloga: Letícia Ambrósio


© 2012 - 2024 - Todos os direitos reservados a Flávio Zechi e Roberval Carvalho.