CONTATO EQUIPE ITACHIQUE (16) 99762-2684 | E-MAIL: [email protected]

Itachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/1.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/2.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/3.jpg
Itachique: IMAGENS-BANNERS/roberval-485x145/1.jpg

Violência

A palavra vem do latim e significa impetuosidade, fúria. É o ato de oprimir alguém a fazer algo obrigado; é o ataque físico ou oral, enfim é desrespeitar a liberdade do outro. O mundo hoje está muito violento, a começar pela mídia que nos dá o exemplo. Até as crianças tem o exemplo, modelo de violência, através dos desenhos animados. Os jovens são peritos na violência. Começam em casa com os pais e irmãos. É comum, atualmente encontrar pais que dizem não poder com a vida dos filhos, isso porque foi-lhes dada liberdade demais. Os mais idosos são os que mais sofrem violência, até mesmo física, chegando a ser letal. Quantos casos se veem pelos jornais, netos que matam avós, por motivos fúteis, talvez provocados pelas drogas. A televisão tem sido fonte de maior informação e mesmo entretenimento como as novelas em que se veem brigas constantes, discussões acirradas, é uma gritaria sem fim. Na rua ouvem-se discussões entre amigos, palavrões. Seria muito agradável ouvir palavras calmas, serenas, dóceis. É preciso saber dominar seu íntimo. Quando se amanhece azedo, pensar que o outro não tem nada com isso. Não começar uma briga por besteira. Geralmente as brigas são consequência de bebidas alcoólicas ou são drogas. Quando dois começam a contenda é preciso que os amigos apartem. Não engrossem o tumulto.
A violência praticada traz remorso para quem tem consciência e é pior ter de pedir desculpas ou responder em juízo, do que evitar a violência.
Jovem, você é inteligente, é humano, tem sentimentos, tem família, pense um pouco em sua vida, em seu circulo de amizade e evite a violência, qualquer que seja ela. Se numa briga, afaste-se de as costas ao agressor. Se numa discussão aja com calma, Serenamente, sem oprimir com sua vontade, abandone e o outro se sentirá mais ofendido. Lute pela Paz, o mundo merece.

Autor: Prof. Maria de Lourdes Possari Massari


© 2012 - 2024 - Todos os direitos reservados a Flávio Zechi e Roberval Carvalho.