CONTATO EQUIPE ITACHIQUE (16) 99762-2684 | E-MAIL: [email protected]

Itachique: IMAGENS-BANNERS/roberval-485x145/1.jpg
Itachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/1.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/2.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/3.jpg

Cuidados com a visão na terceira idade devem ser redobrados

Da mesma maneira como o resto do corpo, os olhos também envelhecem e com o passar dos anos a visão é cada vez mais afetada pela idade. Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontam que 50% dos idosos com mais de 60 anos tem catarata e três milhões possuem degeneração macular. Outras doenças como glaucoma e presbiopia, a famosa ‘vista cansada’, também atingem mais os idosos. A boa notícia é que a tecnologia está abrindo caminho nessa área e grandes problemas que antes não tinham solução, hoje já podem ser resolvidos com mais eficiência.


Ainda de acordo com o CBO existem hoje no Brasil cerca de 350 mil cegos pela catarata, em todas as faixas etárias. A doença tão grave com o avançar da idade que 75% das pessoas com mais de 70 anos sofrem com esse mal e estima-se que 552 mil novos casos da catarata surjam a cada ano. “A doença é caracterizada pelo envelhecimento do cristalino, uma lente natural do olho, que se torna opaca, dificultando a visão. É de fácil diagnóstico e tratada com cirurgia”, explica o oftalmologista Luciano Arakawa, especialista em catarata e cirurgia refrativa.



Catarata é a maior causa de cegueira reversível no mundo, o que significa que com o processo cirúrgico pode se reverter a cegueira e o paciente já sai da operação enxergando. Para os pacientes idosos, a cirurgia é ainda mais eficiente, pois com a visão melhorada, a qualidade de vida e segurança são potencializadas. Estudo realizado pela Jules Stein Eye Institute, da Universidade da Califórnia, mostra que a cirurgia de catarata reduz em mais de 20% as chances de quedas e fraturas em idosos.


Outro preocupação na visão do idoso é com a degeneração macular relacionada a idade (DRMI). A doença causa a perda de pigmentação da mácula, região responsável por enxergar detalhes, o que provoca dimunição da visão central do paciente. Apesar de ainda não existir cura, os tratamentos modernos permitem o controle da doença com suplementos especiais que inibem seu avanço.


Glaucoma e a presbiopia, popularmente conhecida como ‘vista cansada’, também atingem mais os idosos. “O olho, assim como os outros órgãos do corpo humano, também sofre com o envelhecimento. Com o avanço da idade, a tendência é os problemas se agravarem. Por isso a importância de se consultar um oftalmologista frequentemente”, afirma o oftalmologista Luciano Arakawa. De acordo com ele os principais problemas podem ser diagnosticados com exames simples e quanto mais cedo diagnosticados, melhor as chances de um tratamento com mais resultados.

Autor: Marcela Zanateli Ética Comunicação


© 2012 - 2024 - Todos os direitos reservados a Flávio Zechi e Roberval Carvalho.