CONTATO EQUIPE ITACHIQUE (16) 99762-2684 | E-MAIL: [email protected]

Itachique: IMAGENS-BANNERS/roberval-485x145/1.jpg
Itachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/1.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/2.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/3.jpg

A Influência do Pensamento no Comportamento Humano.

Os pensamentos influenciam o modo como nos comportamos, o que escolhemos fazer e não fazer e a qualidade do nosso desempenho.
Durante o dia, estamos constantemente repetindo comportamentos bem treinados. Não percebemos os pensamentos que direcionam nosso comportamento, porque nossas ações tornaram-se rotina. Entretanto quando decidimos mudar ou aprender um novo comportamento, os pensamentos podem determinar como essa mudança ocorrerá.
Nossas expectativas afetam nosso comportamento. Temos mais chance de tentar fazer algo e de ser bem-sucedido se acreditarmos que isso é possível. Por muitos anos, os atletas acreditavam que era impossível para o homem correr uma milha (1,6 Km) em 4 minutos. Na pista de todo o mundo, os melhores fundistas corriam uma milha em um pouco mais de 4 minutos. Então, um corredor inglês, chamado Roger Bannister, decidiu determinar quais mudanças podia fazer em seu estilo e na sua estratégia de corrida para quebrar a barreira dos 4 minutos. Ele acreditou ser possível correr mais rápido e dedicou muitos meses de esforço para mudar seu padrão de corrida com o intuito de alcançar esse objetivo. Em 1954, Roger Bannister tornou-se o primeiro homem a correr uma milha em menos de 4 minutos. O fato de ele acreditar que podia obter sucesso contribuiu para uma mudança de comportamento.
Extraordinariamente, tendo Bannister quebrado o recorde, os melhores corredores de todo o mundo também começaram a correr a milha em menos de 4 minutos. Ao contrário de Bannister, esses atletas não haviam mudado substancialmente seus padrões de corrida. O que havia mudado eram seus pensamentos; eles agora acreditavam ser possível correr com tal velocidade e seus comportamentos acompanharam seus pensamentos. É claro que apenas saber ser possível correr rápido não significa que qualquer pessoa assim o faz. Pensar não é o mesmo que fazer. Mas quanto mais acreditamos que algo é possível, mais provavelmente tentaremos realizar esta coisa e mais chance teremos de ser bem sucedidos em nossas tentativas.
A Terapia Cognitivo Comportamental pode ajudá-lo a mudar a forma como pensa e se comporta, pois pensar de forma diferente é uma das maneiras de alcançar suas metas e ser feliz.


Letícia Ambrósio é Psicóloga Terapeuta Cognitivo Comportamental.
(16 ) 9716 0930 (16) 3341 5079 – Rua João Soares Arantes, n° 99, Jd. Centenário Ibitinga - Clínica Estilo Único.

Autor: Psicóloga: Letícia Ambrósio


© 2012 - 2024 - Todos os direitos reservados a Flávio Zechi e Roberval Carvalho.