CONTATO EQUIPE ITACHIQUE (16) 99762-2684 | E-MAIL: [email protected]

Itachique: IMAGENS-BANNERS/roberval-485x145/1.jpg
Itachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/1.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/2.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/3.jpg

Força! Diga não à Depressão

Se há um mês mais ou menos, você vem se sentindo deprimido, sem energia, pessimista ou desesperançado sobre o futuro, perdeu o interesse ou o prazer de fazer as coisas, não consegue mais realizar suas atividades diárias. Enxerga as dificuldades maiores do que são, tem uma sensação de incapacidade e não consegue ter ânimo para solucionar os problemas, pensamentos suicidas, passa a se sentir triste mesmo quando tudo à sua volta está bem, provavelmente você pode estar sofrendo de depressão.
A depressão é uma doença cada vez mais comum nos dias de hoje, atingindo homens e mulheres de diferentes idades e condições sociais. Os principais sintomas da depressão são tristeza ou irritabilidade, sentimentos de desesperança, de culpa, dificuldade de concentração e alteração do sono, diminuição da libido, isolamento social e afastamento dos outros, alteração no apetite, baixa autoestima, dores no corpo, sensação de cansaço e desânimo. As pessoas deprimidas são peculiarmente sensíveis a quaisquer impedimentos a suas atividades. Qualquer obstáculo é considerado uma barreira intransponível; a dificuldade em lidar com um problema ou dificuldade tende a ser algo do tipo “Jamais vou conseguir fazer isso” ou “Estou bloqueado não importa o que eu faça”.
Infelizmente, certos comportamentos da pessoa deprimida, na tentativa de aliviar seus sentimentos de depressão, podem na verdade piorar, por exemplo, evitar ver outras pessoas e não interagir com aqueles que estão ao seu redor, ficar preso a pensamento negativo, ficar na cama porque não acredita ser capaz de enfrentar o dia, pensar que nunca irá se sentir melhor ou que a sua situação nunca vai melhorar, leva a se sentir mais deprimido ainda, piorando os sintomas da depressão. O que deve ser feito é o oposto do que vem sentindo, sair, passar um tempo fora de casa, conversar, contar o que sente para amigos ou familiares, realizar as atividades diárias, ter pensamentos positivos, buscar a alegria de viver, enfrentar as obrigações e os problemas diários e procurar a ajuda de um profissional.
Em vez de permitir que a sua depressão reflita na sua aparência, faça um esforço para melhorar a sua autoestima, faça exercícios, estabeleça um programa de atividades que goste para realizar diariamente, busque o seu melhor e viva intensamente o momento aqui e agora para ser feliz.

Por: Letícia Ambrósio que é Psicóloga Terapeuta Cognitivo Comportamental. (16) 3341 4325 ou (16) 9716 0930

Autor: Psicóloga: Letícia Ambrósio


© 2012 - 2024 - Todos os direitos reservados a Flávio Zechi e Roberval Carvalho.