CONTATO EQUIPE ITACHIQUE (16) 99762-2684 | E-MAIL: [email protected]

Itachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/1.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/2.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/3.jpg
Itachique: IMAGENS-BANNERS/roberval-485x145/1.jpg

Supere a Baixa Autoestima

Alguns sentimentos perturbadores como a depressão, ansiedade, vergonha, culpa, raiva, inveja e, ciúmes têm suas raízes formadas na baixa apreciação de si mesmo.
O conceito de autoestima é de estimar, ou avaliar, medir o seu valor. Nesse caso se você tem alta autoestima, então a medida do seu valor ou da sua importância é alta. Ao contrário, se você tem baixa autoestima, a estimativa do seu valor é baixa. Se você tem uma baixa autoestima, o segredo é aumentar a estimativa que você tem da sua importância. A autoaceitação é uma alternativa para impulsionar o seu valor.
Nos seres humanos muito facilmente permitimos que nossa autoestima fique à mercê das opiniões e julgamentos alheios. Imagine o quanto a sua vida seria mais fácil, e a sua autoestima seria mais estável, se você percebesse que você tem valor como pessoa independentemente da forma como as outras pessoas o avaliam. É muito importante ser estimado, admirado, respeitado, mas não podemos viver em razão de tudo isso sempre.
Você pode estar erroneamente definindo o seu valor com base nas suas partes individuais, isso é inútil, porque estamos em constante mutação e muitas vezes falhamos, mas nem por isso devemos colocar tudo a perder, e nessa hora devemos considerar o nosso todo. Mesmo que você meça todas as suas características pessoais hoje, amanhã será diferente. Por quê? Porque cada dia você muda um pouco, amadurece e reúne algumas novas experiências.
Aceitar a si mesmo tem duas implicações interessantes para superar problemas emocionais e para o seu desenvolvimento pessoal. Primeiro, seu valor se equivale apenas por você ser quem realmente é. Segundo, por você não estar distraído tentando prejudicar a si mesmo, você pode se concentrar nas suas qualidades, no seu valor, reduzindo assim qualquer interferência ou julgamento de outras pessoas. A existência dos seus defeitos pode ajudá-lo a entender as suas próprias limitações e identificar as áreas que você precisa mudar futuramente.
Lembrando que você é o único dono das suas próprias e pequenas particularidades. Aprenda a rir disso, porque os erros e os momentos difíceis irão aparecer, é só você saber lidar com eles para ser feliz.

Por: Letícia Ambrósio que é Psicóloga Terapeuta Cognitivo Comportamental. (16) 3341 4325 ou (16) 9716 0930

Autor: Psicóloga: Letícia Ambrósio


© 2012 - 2024 - Todos os direitos reservados a Flávio Zechi e Roberval Carvalho.