CONTATO EQUIPE ITACHIQUE (16) 99762-2684 | E-MAIL: [email protected]

Itachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/1.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/2.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/3.jpg
Itachique: IMAGENS-BANNERS/roberval-485x145/1.jpg

Não espere ter sorte para ser feliz.

Coisas ruins, como se separar de um parceiro, perder o emprego ou se envolver em um acidente de trânsito, podem acontecer a qualquer um. Talvez você tenha sentimentos negativos em repostas a esses eventos. Sentir tristeza e perturbação extremas face aos eventos ruins é completamente compreensível.
Em alguns casos, as coisas ruins acontecem sem qualquer culpa sua. Em outros casos, você pode ter alguma responsabilidade pessoal. Não quero que você se culpe por cada coisa ruim que atravessa seu caminho. Contudo, tente avaliar cada situação e determinar se você tem alguma responsabilidade legítima pelo acontecimento, e busque uma solução.
Mesmo que você não seja pessoalmente responsável por um evento negativo, você pode ainda assumir a responsabilidade pelas suas respostas emocionais e comportamentais a esse evento. As pessoas que negam sua participação em criar seus próprios problemas emocionais frente aos eventos negativos não percebem como seus pensamentos e ações podem tonar a situação ainda pior. Elas abdicam de seu poder pessoal para melhorar as coisas ao esperar passivamente que surja alguém ou algo para fazer isso por elas.
Quando você mantém uma responsabilidade pessoal pelos seus sentimentos e ações, você é capaz de encontrar soluções criativas, e sua habilidade de lidar com a adversidade se destaca. Você se fortalece ao dar atenção à sua habilidade de influenciar a forma com que se sente até mesmo quando você não consegue controlar os eventos.
De formar mais agradável, quando coisas boas acontecem, você também pode avaliar a extensão em que elas são resultado de seus próprios esforços e receber o crédito devido. Você pode apreciar a boa sorte sem sabotar seus sentimentos positivos com preocupações de que sua sorte tenha acabado.
Lembre-se a vida é maravilhosa, mas é inexplicável, ela nunca será uma reta, mas um caminho de curvas e obstáculos faça a sua escolha, ser feliz só depende de você.

Por: Letícia Ambrósio que é Psicóloga Terapeuta Cognitivo Comportamental. (16) 3341 4325 ou (16) 9716 0930

Autor: Psicóloga: Letícia Ambrósio


© 2012 - 2024 - Todos os direitos reservados a Flávio Zechi e Roberval Carvalho.