CONTATO EQUIPE ITACHIQUE (16) 99762-2684 | E-MAIL: [email protected]

Itachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/1.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/2.jpgItachique: IMAGENS-BANNERS/dci-485x145/3.jpg
Itachique: IMAGENS-BANNERS/roberval-485x145/1.jpg

Quando o medo passa a ser uma Fobia

Quem não tem um amigo ou parente que não tenha algum tipo de fobia? Sempre exista algum caso ao nosso redor.
Tem gente que não dirige, que não entra em avião, não consegue viajar, alguns não suportam escuridão, outras pessoas tem medo de animais, como insetos, pássaros, baratas, cães. São alguns exemplos de fobias específicas muitas vezes conhecidas como fobias simples. Entretanto de simples elas não têm nada, pois acabam prejudicando a pessoa no seu dia a dia.
Fobia específica caracteriza como um medo acentuado e persistente ou irracional. Quando a pessoa se depara com a situação do medo, é provocada uma resposta de ansiedade, que pode chegar à intensidade de um ataque do pânico. Normalmente as situações e os objetos são evitados. A causa do medo pode ser a previsão de que algo de ruim vá acontecer, quando a pessoa entrar em contato com o objeto ou situação que a aflige (aviões, pelo medo da queda; cães, por medo de mordidas; dirigir por medo de colisões).
Indivíduos com fobias específicas apresentam sintomas depressivos como tristeza, desânimo, perda do interesse ou prazer nas coisas. São em circunstâncias como essas que as pessoas procuram tratamento, pois percebem que não são apenas medos. As fobias que mais levam as pessoas a procurarem ajuda são de animais, locais fechados, sangue, medo de andar de elevador e avião. É importante lembrar que as fobias específicas normamente não são associadas a traumas que possam explicar o problema.
A terapia cognitivo comportamental é a mais indicada para tratamento de fobias específicas. Existem várias técnicas a serem usadas no tratamento, mas a que mais faço uso e recomendo é a exposição ao vivo, por tempo prolongado, e as técnicas de manejo cognitivas de pensamentos.
Quanto mais cedo você confrontar seus medos, mais cedo você poderá controlá-los. Então procure a ajuda de um profissional agora mesmo!

Por: Letícia Ambrósio que é Psicóloga Terapeuta Cognitivo Comportamental. (16) 3341 4325 ou (16) 9716 0930

Autor: Psicóloga: Letícia Ambrósio


© 2012 - 2024 - Todos os direitos reservados a Flávio Zechi e Roberval Carvalho.